A queima de pneus inservíveis é uma conduta inaceitável, ambiental e socialmente danosa, por isso estes resíduos devem sempre ser reciclados.
Os pneus não são fabricados somente com borracha natural. Na verdade, são um produto industrial complexo e, por isso, levam uma série de componentes químicos. São vários tipos de borracha natural e sintética à base de petróleo. Em geral, um pneu comum contém borracha sintética, borracha natural, negro de fumo, derivados de petróleo e produtos químicos como aço e têxtil.
Já se consegue perceber, apenas com essas informações, que a queimada de pneus inservíveis – ou seja, aqueles que não têm mais vida útil – não é uma ideia inteligente. Isso se explica, principalmente, por causa da liberação de gases tóxicos, como o monóxido de carbono, o ácido benzeno, o óxido de enxofre, furanos, dioxinas e demais metais pesados.
Especialmente os furanos e dioxinas são ainda mais perigosos, pois podem causar má formação fetal, mutações genéticas e doenças cancerígenas. A céu aberto, a queima de pneus é 13 mil vezes mais perigosa do que a de carvão. Dados desconhecidos pela maior parte da população, mas que alertam para a importância do descarte correto.
Se queimados, os pneus inservíveis liberam, portanto, componentes químicos pesados e poluentes, classificados internacionalmente como altamente tóxicos. Esses elementos não são degradados na atmosfera ou no corpo humano – que passa, ainda, a desenvolver sérios problemas de saúde, variando desde alergias respiratórias a casos graves de câncer. A queima ou incineração de pneus a céu aberto, normalmente realizada para aproveitamento do aço dos pneus radiais, produz resíduos que contaminam os recursos hídricos e o solo, afetando não só o desenvolvimento do planeta, mas também das pessoas.
Antes de conferir a destinação inadequada aos pneus inservíveis, informe-se. Existem ferramentas tecnológicas inovadoras, como o software Eu Reciclo Pneus, que realiza a gestão de coleta destes pneus de forma eficiente, evitando que sejam queimados ou depositados erroneamente e comprovando que receberam a destinação adequada. Fabricantes e importadoras de pneumáticos precisam atentar à essa questão e destinar corretamente os pneus inservíveis para a reciclagem. Assim, evita-se a degradação do meio ambiente e da humanidade. No futuro, as consequências podem ser irreversíveis.
© 2019. Eu Reciclo Pneus. Todos os direitos reservados.
Sem comentários