A reciclagem de pneus inservíveis é um passo para salvar o planeta

Empresas e sociedade têm o dever legal de conferir a destinação correta de pneus inservíveis, contribuindo no desenvolvimento sustentável 

As vendas de automóveis vêm crescendo no Brasil: só no ano passado, foi registrado um aumento de 14,6%, de acordo com números divulgados pela Fenabrave. Neste contexto, é importante atentar ao aumento no número de pneus descartados. O consumo desse material não é consciente, o que torna o descarte um hábito comum, mas que gera uma série de riscos socioambientais. Cabe às empresas e à sociedade mudar esse cenário: é necessário repensar a produção e o consumo.

O descarte inadequado de pneus inservíveis é um grande problema quando são analisados os impactos ambientais, principalmente por causa do elevado tempo de decomposição, que pode levar até 600 anos. Os riscos incluem poluição do solo, da atmosfera e da água, principalmente quando os pneus estão expostos às chuvas e à luz solar. Tornam-se, assim, vetores para diversas doenças, como dengue, malária e febre amarela. O acúmulo de resíduos químicos e sujeiras dos pneus contribui no surgimento de infecções, atingindo todo o ecossistema. As consequências também afetam o poder público, que precisa investir na retirada constante desses materiais de rios, lagos, mares e solos.

A boa notícia é que esses efeitos podem ser evitados com o descarte correto de pneus inservíveis. Nosso software Eu Reciclo Pneus auxilia nesse processo, mapeando (georreferenciamento) os pontos de coleta, coletando os pneus inservíveis e facilitando a gestão da reciclagem às importadoras e fabricantes. Assim, garante que as empresas estão seguindo as normas estabelecidas pela Resolução 416/2009 do CONAMA. Com a destinação adequada, é possível reaproveitar os componentes, que servem de matéria-prima para a origem de novos produtos. Deve-se reciclar 70% do total importado ou fabricado, adotando-se a logística reversa de pneus, legalmente obrigatória. 

As organizações precisam, portanto, de uma estrutura eficiente e que seja capaz de guardar e tratar os pneus recolhidos, a fim de unir todos os agentes responsáveis para que seja conferida a destinação correta dos pneus inservíveis em todo o país. Nosso software é o primeiro sistema de Inovação Tecnológica Ambiental destinado 100% à reciclagem de pneus. Essa inovação está correlacionada com o fornecimento de dados atualizados a todos que buscam a destinação adequada dos pneus inservíveis. Saiba mais acerca desse processo em nosso site: diagnosticamos, avaliamos e conscientizamos sobre a importância da reciclagem de pneus inservíveis. 

A reciclagem proporciona o desenvolvimento sustentável por meio de estratégias e tecnologias inteligentes que evitam o depósito desses pneus em aterros, rios, córregos, mares e terrenos baldios. As empresas que adotam esse posicionamento minimizam os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde humana causados pela destinação incorreta desses materiais. Faça da sua empresa um passo para salvar o planeta e seja um de nossos parceiros

Sem comentários

Deixe o seu comentário!

Pesquisar

Publicações

© 2019. Eu Reciclo Pneus. Todos os direitos reservados.