Reciclagem: economia e lucratividade para fabricantes e importadores de pneus

Você sabia que a reciclagem de pneus inservíveis gera lucratividade e economia às empresas? Explicamos o porquê, confira!

Reciclar pneus pode ser uma excelente fonte de renda extra para as empresas. Existem várias formas de transformar pneus inservíveis em combustível, por exemplo. Há também técnicas de reciclagem que reaproveitam esse material na confecção de pisos de quadras esportivas, tapetes de automóveis, solas de sapato e até mesmo asfalto. 

Conforme dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), a cada 100 pneus trocados no Brasil, 45 vão para postos de coleta por estarem sem vida útil. Desses, 67% se transformam em combustível para a indústria de cimento. O restante é reciclado, virando matéria-prima a novos produtos. Essa prática é fundamental, porque os pneus são resíduos perigosos que, ao serem descartados incorretamente, são nocivos à saúde do homem e ao meio ambiente. Nosso país tem um grande volume de pneus usados, representando uma das maiores concentrações rodoviárias de transporte, carga e passageiros. Segundo informações do Banco Mundial, 58% do transporte brasileiro é feito através de rodovias. Por isso, a demanda é grande, bem como os resíduos gerados após a vida útil dos pneus. 

Invista no mapeamento dos pneus inservíveis

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determina que tanto as geradoras como as terceirizadas que tratam os resíduos devem adotar uma postura ambientalmente responsável. Isso significa que, para reduzir a geração de resíduos, fabricantes, revendedores, importadores e poder público precisam investir em métodos de reciclagem modernos, que facilitem a destinação dos rejeitos ao local correto, seguindo a logística reversa

Os pneus sem condições de reforma podem originar novos produtos: a queima da borracha substitui parcialmente o combustível que alimenta a chama que transforma calcário e argila em clínquer, matéria-prima do cimento. As tratadoras que recebem o pneu também podem reciclá-los, fazendo a  moagem da borracha, processo que origina tapetes de automóveis, pisos industriais, materiais de vedação e solas de sapato. 

Uma das soluções que mais vem dando resultados é a reciclagem de pneus inservíveis para asfaltamento de ruas e estradas. O asfalto é obtido com a trituração da borracha e sua incorporação à massa asfáltica, proporcionando melhor desempenho do pavimento, redução do aparecimento de trincas e de custos operacionais. Busque, sempre, inovação na hora de realizar a reciclagem de pneus. O Eu Reciclo Pneus é um software que realiza toda a gestão desse processo de forma eficaz, mapeando os pontos de coleta e coletando os pneus inservíveis, conectando sua empresa às melhores recicladoras. Isso garante um trabalho criterioso, ágil e seguro, comprovando que a legislação ambiental está sendo cumprida.Propague o desenvolvimento sustentável e aumente a lucratividade com a reciclagem dos pneus inservíveis. Conheça o Eu Reciclo Pneus e revolucione sua empresa em 2020.

Sem comentários

Deixe o seu comentário!

Pesquisar

© 2019. Eu Reciclo Pneus. Todos os direitos reservados.