Por que ser uma empresa ambientalmente responsável?

Empresas que adotam práticas sustentáveis e promovem políticas que melhoram a vida das pessoas se destacam no mercado; situação é a mesma para fabricantes e importadoras de pneus

Muitas empresas não sabem qual o seu papel em relação ao meio ambiente. A responsabilidade ambiental reflete justamente a forma como a empresa realiza seus processos produtivos e sociais. Para que uma empresa seja considerada ambientalmente responsável, é necessário que preze sempre pela ética, atuando em conformidade com as leis ambientais.

Assim, as áreas de atuação da empresa devem sempre prezar pela otimização de ações socioambientais conscientes, proporcionando uma melhor qualidade de vida às pessoas e ao meio ambiente através da criação de ciclos produtivos voltados à sustentabilidade. Apesar de já haver medidas estabelecidas na Constituição para coibir o surgimento de possíveis problemas ambientais, ainda existem organizações que não sabem como proceder. Adotar uma política ambientalmente responsável deixou de ser mera opção e, hoje, é motivo de credibilidade, reconhecimento e destaque no mercado. Em um contexto de aquecimento global e alerta do esgotamento de recursos, as companhias têm investido em tecnologias limpas, programas de redução das emissões de carbono, na reciclagem e conscientização de funcionários, medidas que dão retornos financeiros positivos e possibilitam o crescimento dos negócios. 

Uma pesquisa realizada em nove países – Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Equador, França, Holanda, Índia, México e Reino Unido – pela União para o  BioComércio Ético (UEBT) mostrou que 89% da população brasileira considera importante consumir produtos de empresas que se preocupam em estabelecer boas práticas de acesso e uso de insumos naturais, e 92% dão preferência a empresas que adotam políticas de respeito à biodiversidade. Esses números reforçam a importância das práticas sustentáveis nas atividades diárias da empresa com a comunidade, o mercado e o meio ambiente.

Para isso, é preciso engajar a equipe, incluindo público-alvo, estimulando-os a adotarem posturas sustentáveis no cotidiano. Além disso, abrir canais de comunicação com fornecedores, colaboradores e clientes é fundamental para concretizar ações socioambientais que visam melhorar a relação entre pessoas e meio ambiente. Os importadores e fabricantes de pneumáticos não ficam de fora: devem ter responsabilidade e cumprir com as leis ambientais. 

Pensando nisso, nosso software Eu Reciclo Pneus tem a missão de facilitar a reciclagem de pneus inservíveis, garantindo o cumprimento da Resolução 416/2009 do CONAMA, possibilitando que você acompanhe toda a gestão. Controle o destino de pneus inservíveis de forma simples e eficaz, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e promovendo o crescimento de sua empresa. Seja parceira: eu mapeio, eu coleto, Eu Reciclo Pneus. Baixe nosso Guia Prático do Ibama e revolucione o planeta. 

Sem comentários

Deixe o seu comentário!

Pesquisar

© 2019. Eu Reciclo Pneus. Todos os direitos reservados.