Garantir a destinação correta dos pneus inservíveis é uma obrigação legal, mas você sabe como sua empresa deve fazer esse processo?
O descarte inadequado de pneus inservíveis é, atualmente, um dos mais graves problemas ambientais e de saúde pública enfrentado nas cidades. No Brasil, estima-se que 100 milhões de pneus velhos estão sendo espalhados em aterros, terrenos baldios, rios e lagos. Esses números por si só já expressam a importância de conferir a destinação correta a esses resíduos.
Conforme a Resolução CONAMA 416/2009, para cada pneu novo comercializado no mercado de reposição, as empresas produtoras e importadoras de pneus deverão dar destinação adequada a um pneu inservível, a fim de que haja resultados positivos na saúde pública do país e na preservação do meio ambiente. Quando um pneu é inservível, significa que sua vida útil acabou e, por isso, precisa ser descartado em um ambiente seguro, de modo que não ocasione o desequilíbrio ecológico e ambiental. Após a coleta de pneus, o material passa por um processo longo, em que será cortado e triturado. O reaproveitamento dos pneus resulta em novos produtos, como asfalto ecológico e fontes de calor a empresas de cimento.
Quando descartados de modo incorreto, os pneus inservíveis têm impactos extremamente negativos: contribuem no entupimento de redes de esgoto, enchentes, poluição e proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue. Em média, o pneu demora 600 anos para se decompor, o que é um reflexo de como afetam negativamente o planeta caso não recebem a atenção e o cuidado necessários. O software Eu Reciclo Pneus visa justamente ao controle eficaz da gestão desse processo. Com ele, é possível realizar o mapeamento dos pontos de coleta para, então, serem coletados e destinados à reciclagem. As empresas parceiras acompanham online todo o gerenciamento, recebendo informações atualizadas e a comprovação de que estão seguindo a legislação ambiental. A população também pode fazer a diferença levando seus pneus inservíveis a pontos de coleta.
Embora as ações e os esforços realizados pelas empresas responsabilizadas pela legislação tenham efeitos positivos (a eliminação de grandes depósitos de pneus a céu aberto é uma delas), a questão dos pneus inservíveis ainda exige investimentos e desenvolvimento tecnológico que possibilite a reciclagem cada vez mais satisfatória deste material. É responsabilidade de todos nós adotar práticas sustentáveis, repensando a maneira de produzir e consumir na sociedade.
© 2019. Eu Reciclo Pneus. Todos os direitos reservados.
Sem comentários